• Join Us on Google Plus!

quarta-feira, 9 de outubro de 2019



A Rainha do Ignoto é o primeiro romance da coleção "Primórdios do Fantástico Brasileiro", e vem em uma edição repleta de notas explicativas que contextualizam e deixam mais acessível o texto. Editado totalmente a partir da edição original de 1899, uma edição feita com dedicação e com o objetivo de ser acessível a todos.

O e-book já está disponível em pré venda nas lojas abaixo:


      


Adicione à sua estante no SKOOB




Introdução à nova edição de A Rainha do Ignoto

Quando Alec Silva e eu demos início ao projeto “Primórdios do Fantástico Brasileiro”, A Rainha do Ignoto era o principal título no qual pretendíamos trabalhar. Contudo, ainda não possuímos a edição original para editarmos. Não me agrada a ideia de reeditar uma reedição, usar o trabalho já realizado apenas para se ter o que publicar, não agrega nada à obra, à literatura ou ao mercado, por isso, enquanto trabalhávamos duro em busca de um exemplar da primeira edição, publicada em 1899, nos dedicamos a publicações de textos menores, alguns inéditos fora dos folhetins, e realizamos um trabalho do qual temos profundo orgulho.

Nesse meio tempo, os poucos exemplares da terceira edição de A Rainha do Ingoto que ainda podiam ser encontrados nos sebos simplesmente se esgotaram, restando apenas algumas cópias em bibliotecas de universidades. Seguíamos em uma busca intensa pelo exemplar até que, em março de 2016, localizamos uma cópia na biblioteca de um instituto cultural na cidade de Santarém, no estado do Pará.

Negociamos uma cópia xerografada do conteúdo integral do livro e, então, demos início à esta edição. Não foi um trabalho fácil, as pesquisas foram intensas para ser possível dar o melhor contexto possível ao leitor contemporâneo, no que tivemos que nos valer de inúmeras fontes de pesquisas, incluindo dicionários de séculos passados e jornais da época.

Foram muitos contratempos, e problemas de cunho pessoal aliados à estrutura reduzida do projeto nos levaram a adiar não só a edição do romance de Emília Freitas como de todos os outros projetos em andamento.

Em 2019, enfim, pudemos retomar e o resultado deste trabalho está, agora, disponível para todos.

Samuel Cardeal

0 comentários:

Postar um comentário